Comprovar a capacidade de superação de pessoas com deficiência e mostrar as etapas de seus processos criativos, com auxílio de profissionais arte educadores, fisioterapeutas, da assistência psicossocial, da comunicação e tecnologia.
Desenvolver nossas ações em oficinas terapêuticas dos segmentos:
1- Oficina de Artes Visuais: artes plásticas, artes gráficas e fotografia;
2- Oficina de Audiovisual: vídeo documentário e curta metragem; (em construção)
3- Oficina de Música: instrumentalização e estúdio fonográfico;
4- Oficina de Artesanato: construção de instrumentos musicais por sucata, acessórios pessoais e de decoração;
5- Oficina de Arte Digital: criação de software aplicativo e/ou jogos educativos;
6- Oficina de Teatro: criação de textos e peças teatrais. (em construção)
O IMA inaugurou 2 unidades na região administrativa do Paranoá e sua terceira unidade, na Região Administrativa Lago Norte e Varjão, tendo assistido a pessoas das localidades da Asa Norte, Asa Sul, Águas Claras, Taguatinga, Samambaia, Lago Norte, São Sebastião, Lago Sul, Planaltina, Sobradinho, Itapuã, Paranoá, Varjão e Granja do Torto, também pessoas residentes em chácaras.
A maioria da população atendida possui renda familiar considerada deficitária, abaixo da linha da pobreza.
O IMA com esse projeto cria um espaço de desenvolvimento do caráter; promove saúde, reinserção social e inclusão digital; contribui para o desenvolvimento da cultura local e favorece crianças e adolescentes “especiais”, nesse contexto.
O Instituto Mãos de Arte, em 2011, foi o idealizador e produtor do projeto “CARAVANA ESPECIAL DA ARTE – Em comemoração ao Dia Internacional do Deficiente” – sendo esse projeto, o pioneiro a comemorar essa data no D.F, e assim esta comemoração a integrar oficialmente o calendário de Brasília.
Atualmente tem sua sede localizada na Unb, Universidade de Brasília, possibilitando aprimorar seus atendimentos, com ênfase a favorecer pesquisas na área de reabilitação e técnicas correlatas ao desenvolvimento cognitivo e cerebral.