dez 02

Caravana Especial da Arte – 3 de dezembro

 

Caravana ESPECIAL da Arte, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, – data comemorativa promovida pelas Nações Unidas desde 1998 –, no dia 3 de dezembro de 2011, sábado, das 13hrs às 23hrs, próximo a rodoviária, entre a Biblioteca Nacional e o antigo Touring, chega ao Plano Piloto com diversas apresentações musicais e culturais regionais, de artistas locais e artistas “especiais”.

Pelo Censo 2000 (IBGE), existem no Brasil 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, considerando ao total 14,5% da população brasileira. Desse número, 48% apresenta deficiência visual, 23% deficiência motora, 16% deficiência auditiva, 9% deficiência mental e 4% deficiência física. Na Região do Distrito Federal 13,44% de pessoas possuem algum tipo de deficiência.

Nesse contexto, a Secretaria de Cultura do DF propõe um evento, idealizado pelo Instituto Mãos de Arte, com o objetivo de promover a compreensão dos assuntos referentes às pessoas com deficiência, mobilizando a sociedade em torno da questão da defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar desses, propondo a ampliação da integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural.

O público terá a oportunidade de presenciar diversos espetáculos inclusivos, realizados por artistas deficientes, tais como: Grupo de Dança-Teatro PÉS, Comédia de Surdos, Apresentação de Forró, Banda Biblioteca Braille e BANDA ZAKTAR. Além de valorizar a apresentação de grandes artistas locais, entre eles: MANASSÉS, MAMBEMBRINCANTES, BEIRÃO, CARLOS & FERNANDES, SEU PRETO, ATAQUE BELIZ e DJ JAMAICA & MARQUINHO RAPPER.

O evento Caravana ESPECIAL da Arte, que tem o intuito de ser organizado anualmente, promove a cidadania e a inserção cultural a toda sociedade, favorece a integração das pessoas da comunidade por meio da participação nas atividades propostas, além de promover o interesse por assuntos relevantes à pessoa com deficiência, no contexto da acessibilidade, inclusão e promoção social do deficiente. Integra, dessa maneira, o calendário oficial de eventos culturais de Brasília como uma alternativa de entretenimento e diversão de qualidade gratuita, contribuindo para a construção de uma nova sociedade, mais acessível, inclusiva e igualitária.

Postado por IMA Categorias: Blog, Eventos